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dual

Praticamente todas as esferas da nossa vida apresentam aspectos duais de alguma forma.

Ou seja, várias situações pelas quais passamos têm dois ou mais enfoques, significados, sentidos, e acarretam conseqüências desta mesma maneira.

Sendo que por este tema ser realmente complexo e já ter sido amplamente estudado, há incontáveis apontamentos a fazer sobre ele, tanto no que diz respeito ao que é observado quanto ao modo de observar.

Por exemplo, diversas coisas que se mostram concretas em um ponto de vista serão menos claras ou definidas em outro, podendo precisar até de um pensamento abstrato para serem enxergadas.

Além disso, ainda que algo aparente ser polar ou extremo, este é capaz de possuir muito do lado contrário, se forem consideradas análises distintas ou de maior profundidade.

Há também certas ocasiões que detêm um grande número de fatores, e por este motivo são suscetíveis de provocar dois tipos de sentimentos, os quais têm a possibilidade de serem contraditórios, inclusive.

E trazendo tudo isso para dança de salão, é interessante supor que justamente a soma destes itens que fazem dela a atividade única e especial que é.

Isso porque seria a junção de tais ambigüidades que causariam um aumento de consciência e percepção, o cumprimento de um objetivo, a satisfação, o crescimento, a evolução…

Basta notar que nesta arte serão recorrentes palavras que indicam uma combinação positiva de elementos, como: sincronia, sintonia, harmonia, colaboração, equilíbrio, encaixe, etc.

Apenas comentando algumas destas dualidades, seria pertinente começar falando que a dança trabalha tanto o lado físico quanto o ligado às questões imateriais do ser-humano.

Nessa compreensão, ela é capaz de ser uma coisa totalmente espiritual, transcendental ou artística, e um caminho das pessoas se conectarem a algo divino, superior ou passarem por vivências assim.

Todavia, em contraposição a isto, a dança jamais esquece que precisamos do nosso corpo para exercê-la, considerando que este também tem as suas necessidades, regras, vontades e prazeres, e que ele é o meio de chegar nas referidas experiências.

Próximo a esta ideia, caberia dizer que a dança mexe com o pensar e com o agir, porque a existência dela depende do funcionamento de tais esferas em consonância.

Dentro deste sentido, ela faz com que ocorra um desenvolvimento da consciência sobre vários fatores, como a si mesmo, aos outros, à determinadas situações…

Apesar disso, a dança mostrará que juntamente com este aumento de percepção, são necessárias as atitudes, ressaltando que ela de muitas formas impulsionará os seus praticantes a isso.

Ainda, por englobar inúmeros aspectos, a dança de salão é uma atividade social, e devido a isto traz incontáveis tipos de ensinamentos neste âmbito.

Esclarecendo um pouco este ponto, é oportuno mencionar que nem sempre estará definido quem irá proporcionar ou ganhar mais nas trocas que acontecem.

Explicando melhor, observando que na dança temos a possibilidade de oferecer algo bom a alguém e ter o conhecimento e a sensação disso, para ilustrar, não tem como identificar o maior beneficiado nessa questão.

Ou quando adquirimos certa experiência nela e podemos transmiti-la, e levando em conta que o ato de instruir causa infinitos aprendizados, é impossível saber quem tem a principal lição nisto, se é o orientador ou o aprendiz.

Inclusive nas matérias técnicas, ligadas às movimentações e ao que se relaciona à realização e a visualização destas, as ambigüidades serão detectadas.

Por exemplo, mesmo que alguém execute um passo que represente ter leveza ou suavidade, este é capaz de estar fazendo grande força para passar isso, e o contrário também é verdade.

E uma das dualidades mais complexas nesta atividade – que tem a chance de ser percebida logo no princípio – vem do fato dela ser praticada em pares, por pessoas de gêneros e atribuições diferentes.

Somente nisto vê-se que o número dois estará presente, pois isso significa a junção de indivíduos com objetivos iguais, que é o de transformar ações diversas em uma só.

Sendo que para isto ocorrer, os envolvidos têm um acordo inicial de que irão exercer as suas respectivas funções, que no caso seria, resumidamente, uma de conduzir e outra de responder a isso (ou quaisquer termos que indiquem algo neste aspecto).

Em um sentido físico ou direto, é possível constatar que caberiam a cada um as suas incumbências específicas, tanto para a dama quanto para o cavalheiro.

Salientando que se isto for examinado sob uma perspectiva polar, é admissível dizer que tais tarefas são completamente distintas e perfeitamente definidas.

Assim, nesta visualização imediata, certas palavras do tipo: escolha, decisão e ação terão maior compatibilidade com o cavalheiro; e as que sugerem coisas como beleza, leveza, reação corresponderiam às obrigações da dama.

No entanto, analisando tudo isso, nota-se que a fim de se ter uma condução satisfatória, será preciso que o cavalheiro aja com sensibilidade, delicadeza e suavidade, expressões que combinariam com a parte da mulher.

E para ser bem conduzida e ter uma boa resposta é necessário força, resistência, atenção, concentração e atitude, características que aparentam se adequar melhor com o lado contrário.

Ou seja, já neste ponto, mesmo que os papéis da dama e do cavalheiro se mostrem claros e exatos, estes podem não ser dessa forma em sua totalidade, tendo em vista que vários dos deveres são mútuos e menos delimitados.

Ressaltando que é interessantíssimo enxergar, em uma ótica ampliada a respeito da própria condução e resposta, que estas são capazes de serem observadas de modos diferentes,

Isso porque, antes de tudo, é a mulher que optou ir em um ambiente de dança de salão e se predispôs a aceitar essa “regra” de deixar-se ser tocada e levada.

Então, ainda que no ato da condução a palavra escolha coubesse mais ao cavalheiro, foi a dama que escolheu que fosse assim desde o princípio (e leva aquele a isso), o que traz dúvidas sobre qual é a parte que conduz a situação como um todo..

Finalizando tal assunto das dualidades – com a consciência de que este realmente não tem fim – seria oportuno colocar que a dança de salão, à sua maneira e dentro do que ela se propõe, materializaria até a solução perfeita dos problemas do nosso mundo

Este pensamento é o de que sempre o certo a fazer é cada um procurar o melhor para si, o que irá ocorrer somente se for buscado o que é melhor para o outro também.

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